Onda Carioca: el proyecto que marcó un hito arquitectónico en Rio de Janeiro

  • Publicado por MASISALAB el miércoles 16 de noviembre del 2016
  • Compartir en:

    Este projeto desenvolvido pelo arquiteto israelense Nir Sivan, é a primeira cobertura em forma livre da América do Sul e influenciou o surgimento de outras estruturas similares no país.

    A combinação de um detalhe arquitetônico com uma tecnologia ousada e inovadora atribui um ar inovador e uma identidade icônica ao espaço que o abriga. Este é o resultado da Onda Carioca, uma estrutura de aço e vidro, com uma área aproximada de 1.130 m2, que foi entregue pela empresa Seele, reconhecida internacionalmente por seus projetos de alta complexidade.

    arch-Nir-SivanDesenvolvida pelo arquiteto israelense Nir Sivan, esta obra está inspirada nas paisagens do Rio de Janeiro e foi batizada como Onda Carioca devido a suas formas orgânicas que lembram o movimento do mar.

    O espaço tem ausência de colunas e foi planejado para envolver as pessoas e os carros que passam por lá, assim como o faz uma onda do mar. “A combinação entre o desenho orgânico e o vidro extra claro (low iron) contribui para dar leveza e requinte ao projeto”, afirma o diretor da Seele do Brasil, André Luiz Aquino.

    A complexidade geométrica foi o principal desafio deste projeto. Por isso, a estrutura metálica foi fabricada na unidade industrial da Seele situada na República Tcheca, visto que o vidro exige propriedades que ainda não estão sendo desenvolvidas no mercado brasileiro.

    Situado na Barra da Tijuca, o Casa Shopping – o maior shopping de decoração da América Latina -, começou seu projeto de expansão em 2012, concluindo sua fabricação e montagem no segundo semestre de 2013. Alguém tem dúvida de que essa maravilha será mais um marco arquitetônico da Cidade Maravilhosa?

    Fonte: Ark Ideias